Viena! Imperial e elegante.


Palácios luxuosos, concertos inspirados em Mozart e Strauss, museus... Elegante, Viena exibe com orgulho a herança dos Habsburgos, que governaram a cidade durante 600 anos. Essa aura clássica, perfeitamente traduzida nas valsas e em prédios barrocos e renascentistas, continua intacta, mas não é a única. A capital da Áustria também se tornou mais jovial e moderna.

Terra de imperadores, compositores e artistas, a capital austríaca, situada nas margens do Danúbio, foi considerada a cidade com maior qualidade de vida do Mundo. Caracterizada por uma mistura única de tradições imperiais e arquitetura moderna impressionante, Viena é famosa pelos seus eventos culturais, pontos turísticos, cafés, tabernas de vinho e encanto especial...

Uma imponente oferta cultural, lugares turísticos fascinantes e o acolhedor ambiente vienense podem ser vivenciados nos cafés ou nos heurigen (típicas tabernas austríacas), que proporcionam à cidade fama mundial. 

A História de Viena remonta ao primeiro século depois de Cristo, quando os Romanos fundaram o acampamento militar de Vindobona. Atualmente, a imagem da cidade está marcada principalmente pelo barroco, especialmente o do período da regência da imperatriz Maria Teresa e do imperador Francisco José, que mandou construir a luxuosa alameda Ringstraße.



A sumptuosidade imperial do Palácio de Schönbrunn, antiga residência de verão do imperador, seduz com o belo parque, a Casa das Palmeiras (Palmenhaus), a praça e o jardim zoológico. No Palácio de Hofburg, de onde o império dos Habsburgo regia, o visitante pode mergulhar no fascinante dia-a-dia da família imperial.

O Palácio de Belvedere, de estilo barroco, acolhe hoje a Galeria da Áustria, que apresenta a maior coleção de obras de Klimt e Kokoschka, além de proeminentes quadros de Schiele. Os símbolos de Viena são a Catedral de São Estêvão, situada no centro histórico, a Roda Gigante, situada no Wiener Prater, um tradicional parque de diversões, e a Escola Espanhola de Equitação, com sua famosa dança dos lipizanos. 

Viena é também conhecida internacionalmente como a cidade da música e de compositores como Strauß, Mozart, Beethoven e Haydn, que nela deixaram a sua marca. A Orquestra Filarmónica de Viena é uma das melhores do Planeta, a Ópera do Estado (Staatsoper) pertence a uma das mais importantes do Mundo e o Coro das Crianças Cantoras de Viena, os Wiener Sängerknaben, impressiona todos os amantes da música. Por tudo isto, Viena também se define como metrópole musical. 

A convivência entre o tradicional, nos seus cafés e heuriger, e o mais moderno, nos restaurantes, lojas e famosos eventos internacionais, como o Life Ball, envolverão o visitante num sentimento único, que gira em torno de um ambiente contemplativo e ativo. Além disso, Viena possui outras peculiaridades: é uma grande cidade, com inúmeras zonas verdes, e possui espaços para descansar e descomprimir na sua periferia, como o bosque Wienerwald, o Praterauen ou a ilha do Danúbio (Donauinsel).

A cultura dos cafés vienenses



Viena não foi a primeira cidade europeia a ter um café, mas a cultura dos cafés encontrou nela uma expressão distinta da encontrada em qualquer outro lugar. Diz-se que pelos serviços prestados durante o cerco turco, Franz Georg Kolschitzky recebeu, entre outras coisas, sacos com feijões escuros e misteriosos. Não muito tempo depois, começou a fazer fervuras e fermentações e fundou um café. Esta história, na verdade, nada mais é do que um mito, pois ninguém sabe ao certo quem teve a ideia de servir café com leite e açúcar pela primeira vez. O certo é que, em 1700, o arménio Diodato abriu um café, que naquela altura já tinha muitos dos traços daquilo que até hoje caracteriza esta instituição: um copo 
de água acompanhando o café, uma mesa de bilhar, a possibilidade de se jogar cartas e uma seleção de jornais nacionais e internacionais à disposição.

Outro passo no sentido de uma cultura total de cafés foi o dado por Diegand Martin, que abriu o primeiro espaço em 1788, por ocasião de um concerto. Os seus contemporâneos passaram a frequentar entusiasmados todos os concertos e, consequentemente, o café. Portanto, não é necessariamente surpreendente que Mozart tenha apresentado as suas obras e que Beethoven, Johann Strauß Senior e Johann Lanner tenham tocado num café. No final do século XIX e no início do século XX, desenvolveu-se uma outra componente, a literatura no café, ainda hoje praticada por muitos autores, que seguem os passos dos seus antecessores famosos.

Viena é a cidade onde o esplendor imperial e o estilo de vida atual e moderno se aliam ao bem-estar e à elegância.


Presentemente, o café mantém-se como um apreciado local de encontro, mas não ficou exatamente parado no século passado: acesso à Internet, presença de DJs, assim como a coffeetable-music numa atmosfera única, criam as condições para um intervalo num dia agitado. É possível passar o tempo com um gugelhupf ou um kipferl, com buchteln e krapfen ou com uma torta de maçã, de queijo branco ou de creme. Muitos cafés têm criado algumas especialidades próprias e vale a pena prová-las, quer se trate da sachertorte ou da sperltorte. 

Seja devido às variações de café que passaram inalteradas através dos tempos, à elegante grandeza dos espaços ou às particularidades dos funcionários, até hoje, a mistura inspiradora, ou seja o típico café vienense, desafia com sucesso as cafetarias.

Capital Mundial da Música



Em Viena, Capital Mundial da Música, realiza-se anualmente 15 mil concertos de todo o tipo e ordem de grandeza. Não existe nenhuma outra cidade em que tantos compositores exerceram influência: Mozart, Mahler, Haydn, Beethoven e o rei das valsas, Johann Strauß. A Filarmónica de Viena (Wiener Philharmoniker) e os Pequenos Cantores de Viena (Wiener Sängerknaben) são destaques mundiais; a Ópera Vienense (Staatsoper) e a Sala Dourada (Goldene Musikvereinssaal) estão entre os melhores locais de encenação. O Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena entusiasma milhões de espectadores de televisão, espalhados por mais de 50 países, e os Pequenos Cantores de Viena fazem sucesso em todos os continentes. A capital austríaca é conhecida mundialmente como a cidade da valsa, da opereta e dos musicais.

Onde ir em Viena

Museus

Viena conta com uma particularidade arquitetónica que foi denominada ringstrasse e idealizada e construída no século XIX. Em pleno coração da cidade, esta região, conhecida como Ring (anel), tem todas as pérolas de que Viena dispõe para presentear, como palácios, parques e áreas pedestres, entre tantos outros exemplos.

Neue Hofbutg "Novo Palácio"

                                          Schatzkammer "Tesouro Imperial"

Museu de História Natural


Museu Albertina



Kunsthistorisches "Museu de Artes"



Coleção de Mobiliário Imperial


Belvedere



onde ficar 


Ananas                                                                                   
Rechte Wienzeile 93-95 / Sonnenhofgasse 8-10, Viena
Airo Tower
Kurbadstrasse 8, Viena
Europahaus
Linzerstrasse 429, Viena
Jurys Inn
Margaretenstrasse 53, Viena
Hotel Am Stephansplatz
Stephansplatz 9, Viena
Altstadt Vienna 
Kirchengasse 41, Viena 1070
Hollmann Beletage - Design & Boutique
Kollnerhofgasse 6, Viena
Hotel Rathaus Wein & Design Wien
Lange Gasse 13, Viena
Das Tyrol Small Luxury Hotel
Mariahilfer Strasse 15, Viena
Hotel Imperial Vienna
Kaerntner Ring 16, Viena
Sofitel Vienna Stephansdom 
Praterstrasse 1, Viena
Hotel Konig Von Ungarn
Schulerstrasse 10, Viena
Best Western Premier Kaiserhof Wien
Frankenberggasse 10, Viena
K+K Hotel Maria Theresia 
Kirchberggasse 6-8, Viena
Hotel Austria 
Am Fleischmarkt 20, Viena
Hotel am Konzerthaus 
Am Heumarkt 35-37, Viena
Hotel Sacher Wien 
Philharmonikerstrasse 4, Viena
Hotel Sacher Wien
Philharmonikerstrasse 4, Viena
Boutiquehotel Stadthalle
Hackengasse 20, Viena

onde comer

Steireck
É um dos mais conhecidos restaurantes austríacos e recebeu a classificação de quatro estrelas há alguns anos.  
Heuriger Christ 
Ideal para se iniciar nas comidas e nos vinhos tradicionais, este restaurante é muito frequentada pelos habitantes locais.
Palmenhaus 
Situa-se no jardim Burggarten. No local de uma antiga estufa surgiu este restaurante movimentado. Muito procurado pelos vienenses, apresenta excelente comida local e internacional.
 
Babette’s 
Junto ao Naschmarkt, vale a pena vistar esta simpática livraria à hora de almoço, para experimentar os pratos nela cozinhados.
Schon Schön 
Representa o espírito inovador dos vienenses com um 3-em-1: cabeleireiro, atelier de roupa e restaurante e bar. A mesa coletiva é um desafio ao convívio.
DO & CO Albertina 
O café-restaurante do museu Albertina fica virado para o Burggarten. Quando o tempo permite, tem uma agradável esplanada. No inverno, o interior, com o chão e o balcão em mármore e sofás de cabedal, é bastante acolhedor. Os preços são elevados.
Österreicher im MAK 
Um dos mais famosos da cidade, onde a nova cozinha vienense se cruza com a tradicional. Fica no Museu de Artes Decorativas.

cafés famosos

Bräunerhof
Café Central im Palais Ferstel ou Café Central no Palais Ferstel
Café Hawelka
Café Landtmann
Café Prückel
Café Schottenring
Café Schwarzenberg
Kaffee Alt Wien
Café Sperl

"estômago da cidade"

Conhecido por “estômago da cidade”, o Naschmarkt existe desde o século XVIII e é o maior mercado do centro de Viena. Aberto de segunda-feira a sábado, convida a passeios, olhares, descobertas e degustações. Lá, pode comprar-se tudo o que for necessário na cozinha: fruta e legumes; carne e peixe; pão e queijo...

Também podem ser encontrados produtos de delicatessen, como caviar persa, sushi, ostras e uma oferta imensa de mercadorias internacionais, principalmente de países como antiga Jugoslávia, Grécia, Turquia, Japão e China. Aqui é possível fazer a sua refeição num dos numerosos restaurantes. Aos sábados, não deixe de visitar o mais famoso “mercado das pulgas” de Viena, que fica logo ao lado.

Vinho

Uma tradição com mais de dois mil anos
Hoje, Viena apresenta-se como uma região de viticultura própria, com uma cena vinícola viva e dinâmica. Cultivam-se 700 hectares de vinhedos dentro dos seus limites urbanos e isto tornou-se numa marca da cidade, representando um fator ecológico essencial e oferecendo uma zona vizinha propícia para passar o tempo livre. Os vinhos podem ser degustados nas tabernas tradicionais, nos heurigene no variado sector gastronómico vienense.

Castelos e Palácios

Karlskirche "Igreja S.Carlos Borromeu"


Catedral de Santo



Prater

Wiener Staatsoper "Casa da Ópera da Viena"














Vamos para Viena com a FC Turismo








































Editado por Victor S.Alves