México Essencial


Esqueça o Chavez e os mariachis, a pimenta e os sombreiros. Poucos países podem se gabar de oferecer opções tão distintas e abrangentes ao turista quanto o México. Ruínas de antigas civilizações estão por todas as partes, das pirâmides de Teotihuacán, nos arredores da capital, à cidade murada (e de frente para o oceano) de Tulum, na Riviera Maia. A Cidade do México, com seu trânsito insano e que parece estar sempre acordada, oferece de grifes internacionais – para quem está interessado apenas em compras -, aos casarões que remetem ao tempo da colonização espanhola. Isso sem se esquecer de uma das catedrais mais imponentes das Américas, a casa de Frida Kahlo e as arenas de touradas.

Cidade do México

Cidade do México está situada justamente no local em que os astecas construíram Teotihuacan, no Séc XIV, por isto ainda mantém ao seu redor, muitos resquícios da cultura Asteca e Maia, espalhados nos prédios históricos, parques e sítios arqueológicos.
Cidade do México é a capital do México, sendo também o principal centro político, acadêmico, econômico, financeiro, empresarial e cultural do país.

Sua riqueza cultural atrai muitos turistas, principalmente historiadores e arqueólogos. Um local muito procurado são as Pirâmides de Teotihuacan, uma cidade sagrada (distante 50 km do centro da cidade do México) com 34 quilômetros quadrados e uma das mais impressionantes obras do mundo antigo. Foi a primeira grande área urbana no Hemisfério Ocidental, tendo abrigado cerca de 125 mil habitantes. Em Teotihuacan existe uma pirâmide com  248 degraus.
Pirâmides de Teotihuacan – Cidade do México
O museu Museo Nacional de Antropologia e Historia é um local interessantíssimo para se visitar porque Exibe a maior coleção de objetos pré hispânicos das diferentes civilizações que habitaram  o território mexicano.
Museo Nacional de Antropologia e Historia 
Outro Museu  muito visitado é La Casa Azul, a casa onde viveu a artista plástica Frida  Kahlo. Localizado em uma das ruas mais  belas e antigas da Cidade do México, Casa Azul foi convertida em museu em 1958, quatro anos após a morte da pintora.  Mensalmente o museu  recebe cerca de 25.000 visitantes; sendo 45% de estrangeiros.
Casa Azul – Museo Frida kahlo – Cidade do México
Self-portrait with Monkey

Poucos cenários são mais surpreendentes na cidade, porém, do que o distrito de Xochimilco, localizado a 20 km do centro da capital. O local, habitado por indígenas antes da chegada dos espanhóis à região, é cortado por 190 km de canais e cercado por "chinampas", férteis terras flutuantes que alimentaram a civilização asteca e que hoje servem principalmente para o cultivo de flores e plantas carnívoras.

Passeio de barco por Xochimilco


Basílica de Guadalupe


Segundo santuário católico mais visitado do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Basílica de Guadalupe é um dos maiores ícones do México. Todos os anos, fiéis que podem chegar a 20 milhões de pessoas fazem uma peregrinação anual para adorar a Virgem coberta de azul. O complexo é composto de várias igrejas e capelas, dentre elas as duas basílicas, uma construída a partir de 1531 e outra em 1974. A basílica está localizada no norte da Cidade do México.

Cholula: templos sobre templos


Cholula é uma das cidades, ainda populosas, mais antigas do México. Aqui se constrói a maior pirâmide do país e abundantes igrejas. Na época de maior esplendor, o povoado albergou uns 100 mil habitantes, isto a transformou num enorme centro urbano somente superado por Tenochtitlan, a capital asteca onde atualmente fica a cidade do México. Esta grande cidade se estabeleceu ao pé do que aparenta ser um monte, mas, na verdade, é a maior pirâmide que foi construída. Esta enorme estrutura dedicada a Quetzalcóatl mede 405 metros de cada lado, ou seja, cobre uma área de 186 mil metros quadrados. 

Cuernavaca e Taxco



Cuernavaca, conhecida como “Cidade da Eterna Primavera” devido a sua temperatura anual média de 23º C, localizada a 89 quilômetros ao sul da Cidade do México. É um lugar perfeito para relaxar e conhecer seus vários edifícios históricos.


Gastronomia


O México é muito famoso pela sua gastronomia. Mas, além dos tacos e o guacamole, que gozam de renome internacional, existem gostosas e variadas tradições culinárias ao longo de todo o país. Os sabores, aromas e texturas da cozinha tradicional mexicana são uma grata surpresa para os sentidos, especialmente os produtos exóticos como os vermes de maguey, formigas e gafanhotos fritos. A inigualable fusão de sabores em pratos como o mole e os tradicionais molhos mexicanos é um deleite para os paladares mais exigentes.



Na sua visita ao México não pode deixar de experimentar a cozinha regional de Yucatán e de Oaxaca. A gastronomia oaxaquenha é uma das mais famosas no México e inclui o mole, as tlayudas (uma grande tortilha que é acompanhada com ingredientes regionais) e, para os aventureiros, os gafanhotos temperados com sal, alho e outras especiárias. Os sabores de Yucatán são menos picantes, mas surpreendem em cada prato. Você pode começar com a cochinita pibil, que é carne de porco temperada com laranja, cebola roxa e molho de axiote, cozida num forno debaixo da terra.


Os chefs contemporâneos estão desenvolvendo continuamente a personalidade gastronômica do México, incorporando ingredientes de todas partes do mundo para criar uma fusão cosmopolita. Na cidade do México, a categoria dos pratos que se oferecem não é limitada a pratos tradicionais do país. O Centro Histórico e os bairros de Polanco, Roma, Condesa e Tlalpan albergam restaurantes que oferecem pratos internacionais de grande qualidade. Venha e saboreie este desfile gastronômico!



Gostou? Então o que está esperando!? Vamos para o México com a FC Turismo!


Editado por Victor S.Alves